Mamão, Tecnologia de Irrigação por gotejamento

Pertencente à família Caricaceae, o mamoeiro (Carica papaya L.) é uma frutífera largamente distribuída nos países tropicais e subtropicais.

O Brasil se destaca no cenário mundial como o segundo maior produtor de mamão. Em 2021, produziu 1,25 milhões de toneladas em 28,5 mil hectares aumentando a produção em 2018, após longo período de queda na produção (IBGE, 2021). O mamoeiro é cultivado praticamente em todos os estados brasileiros, porém, nas regiões sudeste e nordeste é que se encontram os principais polos de produção dessa fruta.

O estado do Espírito Santo atualmente é o maior produtor brasileiro com 439,55 t em 7,24 mil ha, rendimento de 61 t ha, seguidos pelos estados da Bahia (400,44 t), Ceará (140,98 t) e Rio Grande do Norte com (103,43 t); os outros 14% se distribuem nos demais estados brasileiros.

O mamoeiro é considerado uma das frutíferas com maior precocidade de produção (JIMÉNES et al., 2014), em que a partir do terceiro mês de plantio, dependendo da variedade e região, se iniciam simultaneamente as fases de crescimento, floração e maturação dos frutos. Assim, devido a esse período de desenvolvimento intenso, a necessidade de irrigação se torna imprescindível em regiões com precipitações anuais menores de 1.200mm ou maiores de 1.500mm porém distribuídas de forma irregular ao longo do ano.

Atualmente a irrigação por gotejamento tem aumentado no cultivo do mamoeiro, não somente pela escassez de água nas regiões produtoras e clima cada vez mais desregulado, mas também pela praticidade e eficiência no uso da água de irrigação, que se torna ainda maior quando manejado junto a fertirrigação.

Na irrigação por gotejamento pode-se utilizar uma ou duas linhas de mangueira gotejadora por linha de plantio com as seguintes características: vazão dos emissores variando de 1,5 a 3,0L/h dependendo do tipo de solo e características climáticas da região, gotejadores espaçados a cada 50cm e espessura de parede indicada de 15mil (380micra) produzidos com PEAD (Polietileno de Alta Densidade) aditivados com proteção contra raios UV.

REFERÊNCIAS:
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Produção agrícola – lavoura permanente. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ pesquisa/ 15/0?tipo=grafico&indicador=11986. Acesso em 24 de setembro de 2022.

JIMÉNEZ, V. M.; MORA-NEWCOMER, E.; GUTIÉRREZ-SOTO, M. Biology of the Papaya Plant R. In: MING, R.; MOORE, P. H. (Ed.). Genetics and genomics of papaya, plant genetics and genomics: crops and models 10, Springer Science Business Media, New York, 2014.

Autor
Gabriel Perin