Alface,Tecnologia de Irrigação por gotejamento

A alface (Lactuca sativa L.) é originária da região do mediterrâneo, e é considerada a hortaliça folhosa mais importante no mundo e principal comercializada e consumida no Brasil por ser produzida o ano todo.

Os dados mais recentes do IBGE referente a produção de alface é datado de 2017, onde o Brasil produziu 671,5 mil toneladas. A cultura é cultivada em todo o território nacional, porém, os estados que mais produziram no período foram: São Paulo com produção de 268,1 mil toneladas, referente a aproximadamente 40% da produção nacional, seguido dos estados do Rio de Janeiro (98,3 mil t), Paraná (51,7 mil t), Minas Gerais (49,8 mil t), Rio Grande do Sul (38,7 mil t), Santa Catarina (18,3 mil t) e Goiás (14,8 mil t), os demais estados somam aproximadamente 20% da produção nacional (IBGE, 2023).

Um dos fatores fundamentais ao bom desenvolvimento da cultura da alface é o fornecimento de água. A utilização da irrigação e um manejo adequado é de grande importância, onde é necessário suprir as necessidades hídricas da planta sem causar o encharcamento do solo, pois pode causar a diminuição da respiração da planta, afetando o seu desenvolvimento. 

A necessidade hídrica da cultura da alface é de aproximadamente 210mm de água ao longo seu ciclo, equivalente a 3,5mm/ dia para a máxima eficiência do uso da água, ou seja, a máxima produção com o menor consumo de água possível.

A mangueira/fitagotejadora indicada na irrigação dessa cultura possui vazão de emissores de aproximadamente 1,5L/h espaçados a cada 20cm, podendo utilizar mais de uma linha lateral dependo do tipo de solo, plantio e largura dos canteiros, a espessura da parede das mangueiras podem variar de 6 a 8 mil (150 a 200 micra), produzidos com PEAD (Polietileno de Alta Densidade) aditivados com proteção contra raios UV. 

REFERÊNCIAS:

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Produção agrícola – lavoura permanente. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ sp/pesquisa/15/11863?tipo=cartograma&indicador=11864&ano=2020. Acesso em 11 de março de 2023. 

 

Autor
Gabriel Perin